«cena I. amo-te
Diz que me amas
Eu também te amo
Amo-te muito
Diz: Eu sei
Tu sabes
Diz: Sim sei
Como é que sabes?
Diz: Não sei»
Douda Correria#22
Romance – Lígia Soares
(capa de João Lucas/ composto por Joana Pires)
Imprensa / Blog´s
Porto.pt | “Cultura em Expansão” | 10.09.2019:
http://www.porto.pt/noticias/musica-teatro-e-danca-fazem-novo-fim-de-semana-do-cultura-em-expansao
Jornal Público | 27/09/2017:
http://p3.publico.pt/cultura/exposicoes/24655/festival-walkamptalk-esta-de-regresso-terceira#
Jornal Público | por Gonçalo Frota | 07.08.2017:
Açoriano Oriental | 22.03.3017:
http://www.acorianooriental.pt/noticia/teatro-micaelense-acolhe-sala-de-embarque
VERY TYPICAL
teatro contemporâneo português
7 a 13 Agosto 2017:
“ROMANCE
Escrito e interpretado por Lígia Soares
Em “Romance” vozes e perspectivas plurais são incluídas num texto como uma espécie de paródia aos discursos vigentes no mundo ocidental do séc. XXI e estabelecendo uma relação entre performance e espetador através de um dispositivo cénico que leva o público a ser a voz que espelha o performer.
Duração: 50’”
http://us6.campaign-archive2.com/?u=d7e5b41755ad03346d1bec36b&id=82c909e42a
Lígia Soares/ Douda Correria
https://doudacorreriablog.wordpress.com/tag/ligia-soares/
Lígia Soares (Lisboa, 1978) é uma coreógrafa e dramaturga portuguesa que tem vindo a questionar o espaço cénico como um espaço distanciado. Começou o seu trabalho profissional com a Companhia de Teatro Senssuround em 1997. Foi artista residente da Tanzfabrik- Berlin entre 2004 e 2006, foi bolseira da DanceWeb em 2018 (Viena) o seu trabalho tem sido apresentado nacional e internacionalmente estando presente em vários programas de teatro e dança contemporânea. Promoveu vários programas nacionais e internacionais de programação com outros artistas ou em projetos coletivos como o Demimonde. “Celebração”, Culturgest 2012, “Demimonde na Galeria da Boavista”, 2013, “Meio-Mundo Estrada Fora”, Lisboa/Porto/Madrid/Paris, 2014, “Face a Face- Programa Luso-Brasileiro de Artes Performativas”, 2015, Brasília, 2016, Rio de Janeiro. Na temporada 2015/2016 foi membro do laboratório de escrita para teatro do TNDM II em Lisboa para o qual escreveu a peça “Civilização”.
Na sequência de trabalhos como “Romance”, “Teatro Dentro de Nós” ou “Turning Backs” prossegue uma pesquisa em como criar dispositivos cénicos inclusivos da presença do espetador como elemento constituinte da dramaturgia do espetáculo, incorporando ou substituindo o próprio papel de performer. O seu trabalho “O Ato da Primavera” estreou em Outubro de 2017 no TNDM II e inclui uma curadoria em que convida sete dramaturgos portugueses a escreverem peças para um dispositivo constituído por telepontos. As suas peça “Romance” (2015) e “Cinderela” (2018) estão editadas pela Douda Correria. “Cinderela” ganhou o prémio Eurodram 2018.
Fotografia: Estelle Valente
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